sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Padre Efraim Solano Rocha: Exemplo de luta em favor da vida

Em todo o Brasil diversas iniciativas têm sido realizadas na luta contra o aborto. Algumas por meio de manifestações em massa, outras simples que também merecem destaque. É o caso do Padre Efraim Solano Rocha, com 87 anos de vida e 62 anos de sacerdócio. Ele celebra Missas diariamente às 7h, na Comunidade Nosso Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre, Ipatinga/MG.
“A Missa para mim é o próprio sacrifício de Jesus na cruz. Ela tem tanto valor quanto Jesus pregado na cruz. A Missa é de um valor infinito. A gente a celebra com muito amor. Quanto a adoração ao Santíssimo, o melhor caminho de conscientização é falar para as pessoas que devemos adorar o Santíssimo Sacramento, que é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade, que a hóstia é Jesus. A Igreja sem a Eucaristia não é nada. Nesses 62 anos de sacerdócio eu me realizei em todos os lugares que passei e agora estou servindo da maneira que posso sem compromissos fixos com paróquia.”, declarou Padre Efraim.
Mas ainda que não possua compromisso fixo, ele faz questão de presidir as celebrações diariamente: “Primeiro, é um prazer celebrar a Missa todos os dias. Segundo, é para o povo; nós somos padres para o povo e não para nós. O próprio Cristo disse: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16, 15). È um prêmio ver a igreja cheia, o povo todo rezando.”
Durante suas Missas, ele convida incessantemente que todas as pessoas presentes intercedam em oração contra a aprovação da Lei do Aborto. Todos rezam uma Ave-Maria para que haja conscientização do poder público e que a Lei não seja oficializada. Perguntado sobre o motivo de abraçar a causa, ele disse: “É preciso que lutemos contra a Lei, que vai contra um dos dez mandamentos, mas especificamente o quinto mandamento que diz: “Não matarás”. Pois já somos obrigados a conviver com a legalização do adultério em nosso país, por meio da aprovação da Lei do Divórcio”.
Iniciativas como essa são muito bem-vindas, para fomentar a nossa luta a favor da vida. Inclusive, esta semana, sua Santidade o Papa Bento XVI, também falou aos Bispos brasileiros para que se unam nesta causa. “Falai ao coração do vosso povo, acordai as consciências, reuni as vontades num mutirão contra a crescente onda de violência e menosprezo do ser humano”.
Bento XVI contra a visão distorcida, ainda destacou que: “A convicção da reta razão e a certeza da fé de que a vida do ser humano, desde a concepção até a morte natural, pertence a Deus e não ao homem, confere-lhe aquele caráter sagrado e aquela dignidade pessoal que suscita a única atitude legal e moral correta, isto é, a de profundo respeito”.
Seguindo o exemplo do Padre Efraim, não podemos desanimar em nosso apelo à consciência. Que o testemunho desse homem de fé nos motive a rezar pelos nossos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais.



Texto extraído do site:




Nenhum comentário: